terça-feira, 27 de março de 2012

CRÔNICAS FACEBOOKIANAS – PALAVRAS – por Roberto Pompeo – 27/03/2012



Hoje, pela primeira vez nos últimos tempos, sentei em frente ao computador sem uma inspiração prévia, sem palavras fluidas vertendo dos meus dedos, sem um título pré-estabelecido. Hoje vim para o papel, ou melhor, para o teclado, simplesmente para sentir esses seres vivos maravilhosos, alados, que são as palavras. Vim para pedir-lhes que me digam o que quiserem, vim sem a pretensão de querer ordená-las, mas simplesmente deixá-las livres, como devem ser.
As palavras são as melhores aliadas das pessoas, pois elas dizem tudo. Através delas podemos expressar o que sentimos e o que não sentimos. Podemos simular ou dissimular. Estados de espírito, condições sociais, ideologias, sentimentos, razões, elas são, de uma forma ou de outra, a expressão ultérrima do que temos dentro ou do queremos fazer parecer que temos dentro.


Dizem que o papel aceita tudo, o mesmo vale para a palavra falada, quem tem boca fala, diz o ditado. Através de palavras pessoas podem se mostrar felizes sem alegria, sábias sem sabedoria, inteligentes sem conteúdo. Basta saber usá-las.
Mas cuidado!
Elas cobram e cobram caro. Elas não julgam quando escrevemos ou falamos, mas nos escravizam. Em dado momento nos deixarão expostos a nós mesmos e também aos demais, o que nem importa tanto mas pode ser constrangedor. Num dado momento, geralmente o pior momento, virá a cobrança do que dissemos sentir, do que dissemos fazer, do que dissemos ser. E se não sentimos, não fazemos e não somos, nesse momento teremos a certeza de que teria sido melhor não ter dito.
Por isso, é importante não fazer da mentira, seja aquela intencional, seja aquela inconsequente, negligente, um hábito. Aquelas pequenas mentiras, muitas vezes, para não dizer sempre, desnecessárias, vão aos poucos minando o caráter, e um caráter fraco aumenta o tamanho e a gravidade das mentiras, entrando num círculo terrível que condenará as suas verdades a parecerem também mentiras!
As palavras sempre preferem a verdade, ainda que as pessoas muitas vezes não. Ela é sempre o melhor caminho.*

*PS.: exceção para quando sua namorada ou esposa lhe pergunta se ela está um pouco acima do peso...

Um comentário:

  1. Muito bom: "As palavras sempre preferem a verdade"! Isso é ser autêntico, sem também esquecer do bom senso, pois realmente nem todas as pessoas preferem a verdade e cada um tem nível de absorção, que acho que deve ser respeitado.

    ResponderExcluir