quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CRÔNICAS FACEBOOKIANAS - PROMESSAS DE ANO NOVO E AMORES CORRESPONDIDOS – por Roberto Pompeo – 08/01/2014


Um bom tema para qualquer início de ano são as promessas e projetos que costumamos fazer nessa época e às vezes até cumprir. Vão desde perder alguns quilos até conseguir um novo emprego, terminar de escrever um livro ou encontrar o amor.
Então, por ter um certo pendor por me afastar do que é bom, não vou escrever sobre essas promessas e projetos. Vou escolher um tema ainda mais batido. O amor. Perseguido, temido, desejado, comprado, vendido, alugado, dado, sincero, nem tanto, o amor, essa doença adorável que na vida todos já contraíram ou contrairão um dia.
A fórmula mágica do amor que se propaga em velocidade eletrônica pelas redes sociais parece bastante simples: doar-se. Entregar tudo sem esperar nada. Dedicar ao outro todo o seu coração sem esperar absolutamente nada em troca, sem impor condições, sem esperar nem mesmo reciprocidade. Somente então você encontrará o amor verdadeiro...
E depois nos perguntamos porque a maioria das pessoas acha tão difícil encontrá-lo! Seria mais fácil dizer que para viver um grande amor você tem que pular sem paraquedas de cima de um prédio.
Não acho que a fórmula mágica esteja totalmente errada, só é bastante difícil de praticar, ao menos enquanto não estamos espiritualmente evoluídos o suficiente para o amor sublime e verdadeiramente altruísta.
Enquanto isso, queremos reciprocidade. Queremos sim receber atenção pelo menos na mesma medida em que a damos. Demonstrações de carinho também são bem-vindas. O amor deve fluir suave para um lado e para o outro, não pode ser pedido, muito menos implorado. Nele não cabe a necessidade de insistência. Deve ser uma relação equilibrada, do contrário tende a naufragar ou se tornar desgastante.
Que então 2014 possa ser um ano de muito amor, e que ele seja correspondido!

Um comentário: