terça-feira, 10 de abril de 2012

CRÔNICAS FACEBOOKIANAS – VALE QUANTO PESA – por Roberto Pompeo – 10/04/2012


Hoje no mundo muitas pessoas, mas muitas mesmo, prezam valores que são muito importantes tais como a beleza, a fama, a riqueza material. Considerar alguém bem sucedido passa necessariamente por alguns ou por todos esses referenciais. As pessoas se interessam por saber que carro você tem ou se passa as férias no exterior. E associam esses fatos à sua capacidade ou até mesmo ao seu caráter.
Dependendo da profissão que você exerça, esses quesitos passam a ter um peso ainda maior, a ponto de se relacionar a ausência deles com incompetência ou falta de denodo.
Conheço muitas pessoas que utilizam critérios como esses para avaliar seus relacionamentos, desde amizades até um namoro ou casamento. Há algum tempo o ter se tornou mais importante do que o ser, apesar dos discursos politicamente corretos, que mais parecem uma revoada de palavras dissociadas das atitudes. Essas pessoas não estão erradas pelos padrões de hoje.
Mas serão esses critérios os únicos? Serão os melhores?
Você consegue listar as cinco pessoas mais ricas do mundo? Talvez não sem alguma dificuldade. Mas certamente se lembra de cinco pessoas com quem você passou momentos marcantes e agradáveis, de verdadeira amizade.



Você se lembra quem foram as últimas três vencedoras do concurso de miss universo ou mesmo de miss brasil? Mas se lembra de três pessoas que o ajudaram em momentos difíceis da sua vida. E nesses momentos você pouco se importou se elas eram feias ou bonitas...
Você se lembra dos vencedores do prêmio Nobel ou do Oscar nos últimos cinco anos? Mas você consegue se lembrar de cinco professores que marcaram sua educação sua formação ao longo da vida. 




Ou de quem o ensinou a andar de bicicleta.



São as pessoas que estão mesmo do nosso lado nos momentos em que realmente precisamos que marcam! Dessas nos lembraremos!
Ao fim e ao cabo, o que pesa mais? O que vale mais?
E você?! Que tipo de pessoa você quer ser para os outros?
A decisão é sua!
Você pode marcar seu nome numa lista top 10 de uma revista qualquer na sala de espera de um consultório, que quando um dia for lida, vai assinalar a beleza ida, o dinheiro que já mudou de mãos ou o prêmio antigo e empoeirado por uma conquista já superada.
Ou você pode gravar seu nome nas doces memórias daqueles que você ajudou, e o seu olhar no coração de quem sentiu a sinceridade das suas palavras e a força dos seus gestos.

Como disse, a decisão é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário